RSS

Aprender brincando...


Imagem retirada de: http://www.sitiodosmiudos.pt/810/planetaclick2.asp?modulo=FG_220903.xml


Após uma breve pesquisa, em contexto sala de aula, em torno de sites direccionados a um público infanto-juvenil, optámos por seleccionar a página sítio dos miúdos.

Este site é gerido pela Porto Editora e encontra-se estruturado em dois espaços: Mini click, dirigido a crianças até aos 8 anos de idade; e Planeta click, adequado a uma faixa etária superior aos 8 anos.

Não obstante, para além deste site ser um recurso credível, seguro e de qualidade, apresenta-se de forma apelativa e de fácil navegação até para os mais novos.

Tendo em conta o público-alvo por nós eleito, crianças do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, explorámos o último espaço acima referido. Este subdivide-se em diferentes categorias, a título de exemplo, Oficinas, onde são sugeridas actividades de expressão plástica; Histórias, que como o nome indica expõe diversos contos que podem ser ou não acompanhados de áudio; Eu sei, que se destina a satisfazer as curiosidades dos mais novos.

A área dos Jogos também faz parte deste grupo tendo ao seu dispor diferentes actividades que envolvem as áreas da matemática e português, que estimulam e desenvolvem capacidades como a memória, a perícia, a lógica, entre outras.

Um dos jogos que considerámos pertinentes intitula-se Figuras geométricas cujo objectivo é a associação de cada sólido geométrico a objectos do quotidiano. Este permite trabalhar a memória, sensibilizando a criança para o "mundo geométrico" que a rodeia.

Este é um dos muitos jogos que a Internet disponibiliza e que permite à criança aprender brincando.






1 comentários:

Madeira_TIC disse...

Cara Aluna,
A mensagem não possui qualquer carácter crítico, como seria previsível. Não reflecte a discussão havida em sala nem os leitura sugeridas no âmbito do projecto SACAUSEF.
Cumprimentos
Rosário

Enviar um comentário